Introdu O Margarete
763 palavras
4 páginas
IntroduçãoAnalisando de forma geral a humanidade nota-se um contexto de mudanças significativas em diversos campos: político, social, organizacional, ecológico, conhecimento, tecnológico e de valorização do homem. E neste mesmo contexto, a aprendizagem coletiva cresce cada vez mais, em proporções de progressão geométrica e, segundo estimativa de Jacques Valle (2007), “o conhecimento está duplicando a cada 3 anos”! Ou seja, nunca em toda a história a mudança foi tão rápida, tão ágil. Todos os dias surgem novas descobertas no campo científico.
Segundo afirma Behar (2009, p. 57), “Na educação ocorreu uma mudança paradigmática de fora para dentro, causada pela introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)”.
Seguindo esse panorama, as práticas de ensino não podem se manter na metodologia tradicional, pois é necessário desenvolver novas práticas e estruturas educacionais para manter a atual demanda. E é justamente deste conceito que se desenvolve as EADs (Educação a Diatância), e não somente como uma nova metodologia de ensino, mas sim como um facilitador do processo de construção do conhecimento, pois permite, a partir de uma didática e metodologia diferenciada e com custos reduzidos, acelerar os processos ensino aprendizagem.
A sociedade em constante desenvolvimento “pede” profissionais capacitados, em contínuo desenvolvimento intelectual e capacitatório. Caso contrário, ficam fadados à exclusão do mercado de trabalho, e é neste contexto que a EaD mostra-se, também, como uma eficaz e importante ferramenta, já que facilita a implementação de treinamentos empresariais, assim como a instituição de universidades corporativas, a um maior número de profissionais.
A EaD fornece condições ao aluno de ser atuante, exercer sua criticidade, estimulando sua cognição, assim como sua familiarização aos recursos tecnológicos. Do ponto de vista educacional, estimula os educadores a disponibilizarem currículos mais flexíveis. O pensar deixa de ser repetitivo, e