Marco Civil
Ao desembarcar por aqui esperava confirmar os famosos estereótipos que descrevem o Brasil como um país de sol, mar e samba.
Salvar • 4 comentários • Imprimir • Reportar
Publicado por Nelci Gomes - 17 horas atrás
9
Publicado por James Flannery
Imagine o choque que tive ao me deparar com a burocracia brasileira, que em nada colabora para a imagem charmosa que se tem de um paraíso tropical.
Fiquei surpreso quando ao tentar comprar numa loja no Rio o modelo mais básico de telefone celular que existe, me foi exigido um monte de documentos e dados pessoais que iam desde o meu endereço na Grã-Bretanha até os detalhes do meu passaporte, isso sem falar no fatídico CPF.
Somente após contar com a ajuda de um experiente carioca, e logicamente após arrumar um CPF, consegui o tal celular.
Acabei descobrindo que esse caminho complicado de resolver as coisas é comum no Brasil.
Para conseguir prorrogar meu visto por duas semanas tive que ir várias vezes à Polícia Federal munido de três formulários diferentes, extratos bancários, comprovações de endereço e diversas formas de identificação.
Somente depois de conseguir reunir todos os documentos exigidos, de esperar horas em filas e ter a documentação verificada por diferentes funcionários, consegui a prorrogação desejada.
Ironicamente, todo o processo levou mais do que duas semanas para ser concluído!
Não quero dizer que todos os estrangeiros que visitam o Brasil passam por experiência semelhante a que passei. Nem tampouco estou dizendo que a Grã-Bretanha é um paraíso desburocratizado.
Só Deus sabe quantas horas já perdi discutindo ao telefone no meu país com burocratas de call centers que muitas vezes estão falando a milhares de quilômetros de distância.
Mas o tamanho da burocracia que existe no Brasil em todos os níveis é alarmante.
Com toda certeza, isso prejudica o Brasil, limitando a capacidade do país de competir prá valer no cenário global.
Fico pensando, quantas pessoas