marcel breuer
Walter Gropius nasceu em Berlim dia 18 de maio de 1883 – morreu em Boston, 5 de julho de 1969, foi um arquiteto alemão.
É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um macro no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.
Formação e Primeiros Projetos
Walter Gropius nasceu em Berlim, quando veio ao mundo, seu tio-avô, Martin Gropius já havia construído um dos mais belos e celebres prédios da capital alemã, o espaço de exposições que hoje é conhecido pelo nome de Martin Gropius Bau.
Influenciado pelo antigo mestre Behrens, seu primeiro grande projeto para a fabrica fagus, em 1911 – já prenuncia parte dos elementos que vão caracterizar sua futura obra: estrutura independente fechamentos em vidro, volumetria pura.
Em 1915 Walter Gropius casou-se com Alma Mahler-Werfel,viúva de Gustav Mahler. Em 1916 Alma deu a luz a uma menina, manon que morreu aos 18 anos. O casamento de Alma e Gropius terminou em 1920.
Após a primeira guerra mundial, em 1919, Gropius sucedeu Henry Van de Velde dispensado em 1915, dada a sua nacionalidade belça na direção da escola de Artes aplicadas de Weimar. É esta escola que Gropius vai transformar na Bauhaus.
Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928, nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da obra de arte total propagada pelo compositor Rechard Wagner no século anterior, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo Fridrich Nietzsche. Em sua segunda fase, a Bauhaus logo sucumbiu aos interesses da indústria.
Acusada de bolchevismo e judaísmo pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para liberal Dessau em