Marcel Breuer
Arquiteto e designer norte-americano, Marcel Breuer nasceu a 21 de maio de 1902, em Pécs, na Hungria, e faleceu a 1 de julho de 1981, em Nova Iorque. Um dos principais discípulos da famosa escola artística alemã Bauhaus, que foi a primeira a ensinar arte moderna e a considerar a importância do design industrial. Breuer foi também um dos seus principais professores.Iniciou a sua atividade profissional em Berlim (1928) mas, perseguido pela política hitleriana, foi obrigado a refugiar-se em Inglaterra. Desta primeira fase da sua carreira ficou sobretudo o desenho de mobilário, nomeadamente as cadeiras de estrutura metálica de que foi inventor.Em 1937, vai para os Estados Unidos, onde colabora com Walter Gropius um dos fundadores da Bauhaus, e ensina na Universidade de Harvard. É neste país que desenvolve a maior parte da sua obra arquitetónica. Em 1952, adquire notabilidade internacional ao projetar a sede da UNESCO em Paris. A sua obra apresenta uma enorme variedade de soluções, pois Breuer advoga que cada caso tem uma solução particular, caracterizando-se no entanto por uma grande clareza da estrutura formal e da organização funcional.A fase final da sua carreira caracteriza-se por uma maior expressividade.
Algumas de suas obras
Whitney Museum of American Art
O Whitney Museum of American Art, muitas vezes referida apenas como "Whitney", é um museu de arte contemporânea localizado em Nova York, Estados Unidos. A coleção permanente do Whitney compreende mais de 19.000 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, filmes, vídeos e novas mídias por mais de 2.900 artistas. Exposições anuais e a bienal do museu tem sido um local de encontro para os artistas mais jovens e menos conhecidos, que apresentam seus trabalhos no museu.
Sede da Unesco
O edifício foi fundado em 1945 por Marcel Breuer, juntamente com Bernard Zehrfuss e Pier Luigi Nerv, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a