Marcel Breuer
História da Arquitetura Moderna Seminário 21/05/2014
Arquitetura e Urbanismo- 5º Semestre A
Biografia
O arquiteto e designer norte-americano Marcel Breuer de origem húngara foi um grande ícone na história da arquitetura moderna. Nasceu em 21 de Maio de 1902 em Pecs, Hungria.
Formou-se na primeira geração da Bauhaus em Weimar (primeira sede da Bauhaus), e começou a lecionar na escola no período de 1924 a 1928 (quando já estava instalado em Dessau).
Em 1937 imigrou para os Estados Unidos e aí passou a trabalhar até o fim da vida, sendo considerado por alguns críticos um dos "últimos verdadeiros arquitetos funcionalistas". Nos Estados Unidos, trabalhou com seu ex-professor Mies van der Rohe, projetando arranha-céus. A obra de Breuer pode ser completamente inserida no que costuma ser chamado International style. Aí também é nomeado diretor da faculdade de arquitetura da Universidade Harvard (sendo responsável pela formação de toda uma geração de arquitetos americanos, da qual pertenceu, por exemplo, Philip Johnson).
Breuer faleceu em Nova Iorque em 1981.
Seu Trabalho
Embora Breuer seja mais conhecido pelo mobiliário que criou, ele se realizava mais intensamente quando atuava como arquiteto. O reconhecimento de seu trabalho na área, no entanto foi tardio. Apenas no meio dos anos 1940, seu escritório nova-iorquino passou a ser requisitado para realização de obras menores, como casas unifamiliares.
A partir da década seguinte projetos de maior escala surgiram, como é a casa do prédio da UNESCO (projetado junto a Nervi e Zehrfuss), em Paris, e do Whitney Museum of American Art em Nova York. Sua marca é o uso escultórico do concreto. Dos projetos de interiores, destaca-se a Master House, feita para Walter Gropius.
Marcel Breuer é uma lenda do design e da