PROJETO OBJETO 2 1
2015
UNIP – Universidade Paulista
Arquitetura e Urbanismo
B32 CHAIR (THONET), MARCEL BREUER,1929
PROJETO OBJETO
Patricia Coroline Sacardo
RA: C657II-4
Marcel Breuer
Marcel Lajos Breuer nasceu em 21 de maio de 1902 na pequena cidade de pécs, Hungria. Em 1920 ganhou uma bolsa para estudar arte na Akademie der Künste Bildenden em Viena, mas resolveu abandonar o curso e trabalhar em um escritório de Arquitetura, foi então que sob recomendação do arquiteto húngaro Fred Forbat viu a oportunidade de fazer um curso preliminar para entrar na escola de arte recém fundada em Weimar. Fazendo parte então da primeira geração formada na instituição Staatliches Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design (1920 a 1924) Breuer se tornou um aluno exemplar, rejeitando as formas tradicionais da época projetou coisas inovadoras para o mobiliário moderno.
Depois de uma breve estadia em Paris acabou assumindo a gestão do estúdio de marcenaria na Bauhaus em Dessau até 1928, onde foi fortemente influenciado pelo construtivismo e pelo De Stjil, movimento com formas diferenciadas, onde os principais elementos de expressão eram os ângulos retos, o branco, preto e cinza. Criado por Theo van Doesburg, Gerrit Rietvield e Piet Mondrian em plena 1°Guerra mundial com o intuito de criar uma arte nova e internacional, foi o que acabou estimulando Breuer a recusar totalmente o formalismo das peças e a criar uma nova tendência de móveis feitos com aço tubular.
Enquanto professor desenvolveu uma série de projetos na área de design mobiliário. Foi nessa época que projetou e executou o primeiro molde da cadeira Wassily, cujo nome é em homenagem ao colega também professor Wassily Kandinsky. Leve e fácil de montar, Breuer desenvolveu peças com tubos de aço pré-moldados, resultado de anos de experimentos com a dobra do material, determinando um importante avanço para o design de móveis.
Breuer também foi co-fundador da empresa Standard-Mobel para a fabricação de seus móveis de