Marca
Os Marketeiros têm habilidades de criar, proteger, manter e enriquecer a marcas. Definição para a marca segundo American Marketing Association (pg. 393).
“marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes.” O proprietário da marca tem por lei a garantia de seus direitos exclusivos ao registrar sua marca para seu uso, patentes e copyrights têm datas de vencimento. A marca traz promessas de que o vendedor terá conjuntos, como características, benefícios e serviços para quem as compram (compradores). As marcas tops têm garantia de qualidade.
1.1 A marca é formada por Logotipo e Tipologia:
Logotipo (desenho)
É um símbolo gráfico, desenho de embalagens ou que identifique o produto o diferenciando dos outros, tendo elementos de sensibilização e identificação (desenho da marca).
Podendo se basear em diferentes formas: pessoas, lugares, coisas e imagens abstratas.
Tipologia (nome) É a parte gráfica da palavra, o desenho que forma a palavra. É através dele que podemos expressar alguns sensações, alguns efeitos de sentimentos em um trabalho gráfico.
1.2 Os significados das marcas:
Atributos é o que é dado às marcas, ou seja, no produto de venda, junto com as benfeitorias associadas ao mesmo, assim aumentando o valor agregado.
Benefícios para os consumidores eles não compram atributos, mas sim benefícios, ou seja, os atributos tem que ser transformados em benefícios funcionais ou emocionais; O Atributo durabilidade transformado em benefício funcional. Ex: pode ficar com um carro por anos. O atributo preço elevado em benefício emocional. Ex: o carro deixa a pessoa importante.
O atributo qualidade de construção transformada em benefício funcional e emocional. Ex: no caso de acidente estarei seguro.
Valores (marca transmite algo sobre os valores dos fabricantes). Certa marca (X) transmite valor,