A Marca
Mônica P.S. Fernandes
Marlon S. Fernandes
Contabilidade (Professora Ana Carolina)
Pesquisa: Opções de mensurar bens intangíveis
Exemplo: * A Marca
Patrimônio de marca é o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa.
O conceito de marca ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração. A marca é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas, aplicações financeiras e outras, no entanto estas contas são facilmente identificadas, ao contrário da Marca. Também é definida como sendo “fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização”. Entretanto, o conceito de Marca vai além do bom relacionamento comercial, é uma forma de calcular o Valor de uma empresa, com seus ativos intangíveis.
Conceito e mensuração do valor patrimonial de uma marca
As marcas variam em termos de poder e valor que possuem no mercado. Em um extremo, estão as marcas desconhecidas pela maioria dos compradores. Assim, há aquelas para as quais os compradores devotam alto grau de consciência da marca (mensurado pelo índice de lembrança – recall – ou reconhecimento). Há outras que possuem alto grau de aceitabilidade de marca, que a maioria dos consumidores não resistiria em comprá-las. Há aquelas que desfrutam de algum grau de preferência de marca. Elas seriam selecionadas em relação a outras. Finalmente, há outras que comandam alto grau de lealdade da marca. O presidente da Heinz, a mais famosa fabricante de molho de ketchup e mostarda dos Estados Unidos propôs um teste de lealdade da marca: “Verificar se uma dona de casa que pretende comprar o ketchup Heins em uma loja e não o encontrar procurará outra loja ou o trocará por um produto alternativo”. Poucos consumidores são tão leais à marca