Dois meninos e um planeta
O que significa para a representação do espaço viver sobre a superfície de um planeta que tem a forma de um esferóide.? No final do capítulo anterior, vimos que o ser humano percebe o espaço circundante a partir da postura ereta, o que lhe dá um ponto de vista centrado na face e voltado para os objetos que estão à sua frente. Isso tem grande influência nas formas como construímos a represen¬tação do espaço.
Imaginemos que estamos em pé sobre uma área total¬mente aberta (como no deserto ou em alto-mar, por exem¬plo), veremos ao longe uma linha na qual o céu e a terra parecem _encontrar-.se; essa linha é chamada de Jinha.do ho-rizonte, o plano por ela delimitado é o plano do horizonte (Figura 1). Temos aqui os elementos básicos da construção de um sistema de representação do espaço terrestre que re¬monta à Antiguidade clássica e que se apoia na postura ortos- " tática (modo relacionado à postura ereta) do ser humano. Retomar rapidamente alguns dos conceitos desse sistema ilumina essa ideia. Figura 1 - Linha do horizonte e plano do horizonte.
Zénite ' "> ■■ ■- ' •"" ' ' ' Na impossibilidade de se observar o horizonte, sabe-se que o plano do horizonte pode ser definido por meio da determinação da vertical do local (Figura 2), que pode ser estabelecida pela suspensão de um fio com um peso, chamado dzJiojkjjntmo. Se a Terra fosse perfeitamente esférica, a direção definida pelo fio de prumo passaria exatamente pelo centro da Terra. O plano do ho- rizonte corresponde ao plano perpendicular ! vertical do local.,1.- " A