Sociedades Coletoras
Ao longo de sua história, o homem desenvolveu diferentes tipos de trabalho para sobreviver e realizar-se, criando instrumentos e com eles relacionando-se com a natureza.
Associados a esses diferentes tipos de trabalho existem diferentes tipos de sociedade, entre as quais podemos destacar três: coletoras, agrícolas e industriais.
Quando falamos em sociedades coletoras, falamos principalmente de uma sociedade que está mais próxima do homem da pré-história, incluindo algumas tribos indígenas.
Os membros das sociedades coletoras viviam da caça, pesca e coleta de frutos que eram retirados da natureza para a própria sobrevivência do homem, utilizando técnicas muito simples como, por exemplo, arco e flecha, lança e até mesmo as próprias mãos.
Essas sociedades eram consideradas nômades, ou seja, sempre mudavam de lugar quando julgavam necessário para sua sobrevivência (considerando a forma como viviam e retiravam da natureza o que precisavam), indo buscar recursos em outro lugar.
quais as sociedades coletoras da africa na pré-história?
- As sociedades coletoras viviam da caça, pesca e coleta de frutos, que eram retirados da natureza para a própria sobrevivência do homem, utilizando técnicas muito simples, como o arco-e-flecha, a lança e as próprias mãos. Por essa razão, essas sociedades quase não alteravam a natureza. Eram sociedades nômades, ou seja, viviam mudando de lugar, pois exploravam os recursos da natureza até acabarem. Depois, seguiam para outro lugar para procurar mais recursos.
quais grupos sedentários?
- São os primeiros agrupamentos de povos que, ainda na pré-história, fixaram-se em determinado lugar, fundando as cidades e abandonando a vida nômade.
artefatos líticos?
-Líticos são instrumentos de pedra polida ou lascada utilizados para vários fins.