Marcas Nossas
Omo
a) Breve Histórico da empresa:
(...) Em 1957, a marca Omo, de origem inglesa, foi lançada no Brasil pela Lever – nome adotado pela filial da Unilever no País até 1960.
Na Europa, as mulheres já haviam aderido completamente à praticidade do detergente em pó, pois começavam a trabalhar fora e dispunham de menos tempo para as tarefas domésticas. Lá, as máquinas de lavar e o sabão em pó ganharam popularidade.
(...)Nessa época, o sofisticado uso de detergente em pó precisava ser explicado para as brasileiras, pouco familiarizadas com as técnicas mais modernas de lavagem de roupas. Apenas algumas famílias muito ricas e urbanas tinham acesso às máquinas de lavar (a fabricação das nacionais começou em 1959). A maioria das brasileiras acreditava mais na força bruta do que na tecnologia para cumprir suas rigorosas metas de limpeza. (...) A modificação de hábitos tão arraigados exigiu um trabalho intenso das equipes de venda, propaganda e marketing. (...) A partir de 2001 OMO ampliou seu compromisso com o consumidor.
Sua meta, que era de tornar mais fácil a atividade de lavar roupa, ampliou-se para a melhoria da qualidade de vida da família como um todo. OMO captou e incentivou a mudança de hábito do consumidor, que atualmente se preocupa muito mais com o aprendizado dos filhos.
As famílias contaram ainda com o engajamento da marca na promoção de ações que desenvolvessem o potencial das crianças. A visão estava no futuro e na colaboração para um mundo melhor – por isso, a infância e a sustentabilidade surgiram como pilares estratégicos.
Na virada dos anos 2010, OMO se envolveu em várias ações para levar adiante seu objetivo. Realizou pesquisas para compreender como a criança percebia o mundo ao redor e como se dava a relação com os pais. Publicou livros para difundir o hábito da leitura e para mostrar que possível aprender brincando. Além disso, desenvolveu programas e projetos para premiar escolas e instituições que