Marca - O que é
A Marca é uma forma de tornar produtos ou serviços de uma determinada empresa em empreendimentos únicos, distinguindo-os dos demais produtos ou serviços concorrentes. Segundo o autor Gracioso (2007): "a palavra marca é de origem germânica e significa aplicar um sinal que identifica a propriedade", e para Jean-Noël Kapferer (2003) a marca deve ser compreendida como: “imagem que remete qualidade, credibilidade, status do produto ou serviço oferecido”. Como características, a marca não deve ser meramente descritiva, devendo possuir caráter distintivo, além disso, não pode ser enganosa. De acordo com o art. 122 da Lei 9.279 de 14/05/1996 (Lei da Propriedade Industrial ou LPI): “Art. 122 - Serão suscetíveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais”.
Como criar uma marca?
Segundo Jean-Noël Kapferer (2003), a marca se inscreve em uma lógica de diferenciação do produto/serviço em questão da massa existente. Dessa forma, torna-se necessário identifica-la de alguma forma, sendo por palavras, combinação de letras ou até através de neologismos. Além disso, as marcas podem ser reconhecidas através de logotipos, desenhos, gravuras, independentes e únicos. A marca pode ser ainda representada pelo formato peculiar, não funcional e específico que é dado ao próprio produto ou à sua embalagem.
A ambição de qualquer empresa, ao lançar uma nova marca é de responder melhor às expectativas de seus clientes finais, de maneira constante e repetida, gerando a combinação ideal de atributos tangíveis e intangíveis, visíveis e invisíveis no novo produto/serviço.
Os investimentos para criação e sustentação de uma marca.
Tendo em vista que a criação da marca é uma etapa crucial, pois é reflexo da estratégia comercial adotada, é preciso considerar que são inúmeros os investimentos para a criação de uma marca. Eles podem ser listados, de forma simplificada, em custos burocráticos e publicitários.