Marca: uma vantagem competitiva desenvolvida através das técnicas de branding.
O intuito desse estudo foi o de compreender o diferencial competitivo das marcas diante das particularidades de consumidores e empresas, como fator diferencial para a construção da competitividade das marcas, ou seja, conhecer os mecanismos de Gestão de Marcas (Branding) utilizados na criação e fortalecimento das mesmas.
Averiguando dessa maneira, o quanto é complexo desenvolver empresas, produtos e serviços que transcendam épocas sem o auxílio do poder diferenciador que suas marcas alcançaram no mercado.
Para realização, desse estudo foi utilizado como metodologia uma pesquisa de campo, através de questionário aplicado em 50 consumidores que freqüentam um dos shoppings de Aracaju, ponto comercial que essencialmente, vende marcas.
Marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica desenvolve a comunicação, a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.
Busca-se associar às marcas a uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles possuem também atributos e benefícios.
É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente na mesma faixa.
Já que a marca é associada a um conjunto de supostos benefícios conferido aos serviços e/ou bens adquiridos, na medida em que dá garantias aos consumidores sobre a sua qualidade. Isto permite praticar um preço "premium" acima do valor médio dos benefícios básicos