City Marketing
Escola Superior de Educação
City Marketing uma necessidade óbvia
Unidade Curricular: Novas Tendências de Marketing
Coordenador: Luís Rasquilha
Aluno: Julien Diogo
Nº aluno: 6005
Viseu, Fevereiro 2010
Sumário executivo
Esta reflexão resulta da leitura e análise de diversos conteúdos apresentados em diversos suportes, desde de obras literárias, revistas, experiencias pessoais, residentes, publicidades, word-of-mouth e ainda de entrevistas com economistas e políticos.
As alterações socioeconómicas que têm ditado as grandes alterações estruturais dos diversos sectores sociais e económicos do mundo globalizado, têm desenvolvido nas mais diversas sociedades, quer desenvolvidas quer em vias de desenvolvimento, um novo papel das grandes urbes e dos seus agentes.
Assim, desde da década de 60 que as estratégias político-económicas conhecem o termo de City Marketing, através do qual os poderes administrativos têm desenvolvido estratégias de actuação baseadas nas componentes base do marketing.
Actualmente, as cidades conhecem uma situação delicada, em resultado do seu crescimento rápido, desordenado e multifacetado, onde a grande dificuldade recai sobre a análise interna da cidade, e a aplicação de estratégias de marketing capazes de dotar os agentes envolvente num todo coerente.
A estratégia de marketing de uma cidade assenta em dois conceitos, sustentabilidade e competitividade, sendo o objectivo máximo alcançar a realização dos mesmos.
A definição e aplicação de uma estratégia de city marketing envolve inúmeros factores e agentes, podendo apenas ser aplicada a longo prazo.
Tendo em conta a análise entre as Trends identificadas pela Science of the Time e a estratégia de City Marketing, constata-se a importância da aplicação de uma política de
City Marketing nas mais diversas cidades, independentemente da sua dimensão ou localização no globo.
Palavras-Chaves: