Atps - redes - 2011
A Fundação Modelo foi fundada em 1960 pelos então administradores do Hospital Modelo de Jundiaí, motivados pela vontade de ampliar o sentido das atividades médicas com a criação de uma Faculdade de Medicina. O objetivo era criar, manter e administrar a Faculdade de Medicina Modelo, se beneficiando do cotidiano e da proximidade com as instalações do Hospital. De lá para cá a Faculdade cresceu, ganhou visibilidade no ambiente acadêmico. Suas atividades e alunos cresceram exponencialmente, fazendo-se necessário o desenvolvimento permanente de sua estrutura física e tecnológica.
A empresa possui hoje um corpo de aproximadamente 200 funcionários, sendo a maior parte distribuídos entre as áreas acadêmica e administrativa. A área acadêmica compreende os departamentos correspondentes as disciplinas dos cursos e a área administrativa pelo Departamento Pessoal, Contabilidade, Tesouraria, Compras e Almoxarifado.
1.2 Objetivos do Projeto
O objetivo do projeto é a criação de uma estrutura física de comunicação dos computadores da empresa nos departamentos administrativos, afim de possibilitar o desenvolvimento da automação de processos de sistemas e otimizar a comunicação interna entre os colaboradores, gerando qualidade e eficiência administrativa.
Cada departamento hoje situa-se em salas independentes em dois andares distintos. Cada colaborador possui um computador desktop fornecido pela empresa. O Departamento Pessoal, Contabilidade e Tesouraria situam-se no 3º andar, sendo 4 colaboradores para o Departamento Pessoal, 3 colaboradores para Contabilidade e 2 colaboradores para Tesouraria. O departamento de Compras e Almoxarifado situam-se no 2º andar, sendo 3 colaboradores para Compras e 2 colaboradores para Almoxarifado.
1.3 Esboço do Projeto de Redes de Computadores
Etapa 2: Passo 3
2.1 Topologia do sistema de redes de computadores:
Para o projeto, foi utilizada a topologia estrela para