Maquinas Vitruvio
LIVRO X
Tema : Mecânica e os Princípios das
Maquinas
Cidade grega de Éfeso – surge uma lei severa porem não injusta, que responsabilizava os arquitetos dos orçamentos da obra.
Inconvenientes na construção de edifícios comuns também nos jogos dos gladiadores comparados na questão de prazos.
Estudo critico dos fundamentos elaboraçao das maquinas.
da
Maquinas Elaboradas
MAQUINA – Conjunto solidário de peças movidas por pesos possuindo enorme capacidade de movimentar coisas.
Utilizadas nos edifícios sacros e nas obras publicas.
Maquina para elevar pesos – os pesos elevam-se ate a altura estabelecida pela obra.
Maquina de transporte de pesos – rapidez e extrema facilidade no transporte de pesos em virtude de seu grande numero de polias.
Quersifrón – desenvolveu um sistema para transportes de fuste puxados por uma parelha de bois de umas colunas de uma pedreira ate o templo de Diana em Éfeso.
Engenhos de Tração – movimentos e forças são duas coisas diversas e distintas e ao atuarem combinadas produzem princípios bem definidos.
Tambor – instrumento inventado para extrair agua.
Ilustração de um mecanismo para captação de agua (Tambor)
Instrumentos
Vitrúvio
aborda sobre alguns instrumentos hidráulicos
Hidráulicos
que os arquitetos da época deveriam conhecer para que pudessem utilizar em suas obras para dar maior agilidade ao trabalho. Os Arquitetos deveriam investigar e pesquisar para realmente exercerem sua profissão. Vitruvio faz referência as seguintes máquinas:
Moinhos d’água: Através da força motriz da agua, cereais (trigo) poderiam ser triturados. Parafuso de Arquimedes: Tem a função de elevar líquidos. Na antiguidade o parafuso de Arquimedes era utilizado em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar água de minas e também durante as operações de escavações, e no transporte de inúmeros