Fichamento 10 Livros De Vitr Vio
1428 palavras
6 páginas
1BIBLIOGRAFIA:
POLIÃO, Marcos Vitruvio. Tratados da Arquitetura. Brasil: Martins Editora, 2007. P. 01 - 556.
Grupo 3: Aline Corrêa, Rafaele Rabello, Raquel Gomes e Rebeca Moura.
SOBRE O AUTOR:
Marcos Vitrúvio Polião (em latim, Marcus Vitruvius Pollio) foi um arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra "De Architectura"
(10 volumes, aprox. 27 a 16 a.C.), único tratado europeu do período greco-romano que chegou aos nossos dias e serviu de fonte de inspiração a diversos textos sobre
Arquitetura e Urbanismo, Hidráulica, Engenharia, desde o Renascimento.
Os seus padrões de proporções e os seus princípios conceituais - "utilitas" (utilidade), "venustas" (beleza) e "firmitas" (solidez) -, inauguraram a base da Arquitetura clássica. Viveu durante a época de César e Augusto.Maffei de Verona foi considerado, outros acreditam que deve ter nascido em Placencia, e alguns vão naturalmente juiz Mola de Gaeta, Formia anterior, a segunda hipótese parece ser a melhor fundada.
É sabido, porém, que sua existência foi longa e ativa: ele era um soldado, com César na Hispânia e na Grécia, onde atuou como engenheiro militar. Então, ele viveu em Roma, onde trabalhou nos edifícios imperiais. Júlio César em primeiro lugar, Augusto e mais tarde o ajudou na sua velhice com uma doação para a vida, que é prova do reconhecimento de ambos. Em Roma, compôs durante os últimos anos de sua vida, seu famoso tratado. Assim como os traços de sua existência, incluindo os restos de seu trabalho ter sido quase totalmente apagada pelo tempo, mas há alguns na cidade de Fano, para o qual Vitrúvio construída a famosa basílica de
Augusto e arco triunfal ainda visível, mas modificada. No campo técnico da invenção será módulo quinário na construção de aquedutos, máquinas de guerra também projetou e construiu muitos monumentos. Sua fama é devido ao tratado De architectura, o trabalho único de seu tipo para sobreviver desde a antiguidade clássica.
Conhecidos e aplicados na Idade Média,