Trabalho Individual De Est Tica Eliane
Equipamentos de Proteção Individual – EPIs
Este trabalho vem apresentar os conceitos de biossegurança, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e doenças em que o profissional de estética está sujeito ao exercer a função, visando mostrar os meios corretos da utilização dos equipamentos para a prevenção tanto do profissional quanto do cliente.
O conceito de biossegurança é definido pra (Teixeira; Valle, 1996 apud Costa, 2005, p.1) como “o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”. A utilização de EPIs, sendo estes segundo Jorge (2002, p. 2), o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção, é de extrema importância, pois impedem que microorganismos, provenientes de clientes por meio de fluídos como o sangue, secreções orgânicas ou exsudatos, possam contaminar o profissional.
Abaixo segue os principais EPIs usados pelo profissional de estética:
Gorro: É importante o uso do gorro para proteção dos cabelos pela contaminação dos aerossóis, corpos estranhos, contaminação do próprio couro cabeludo. O gorro dever ser descartável e quando se apresentar sujo com material orgânico deve ser substituído. É importante que o gorro cubra todo o cabelo do profissional.
Avental: Ele fornece uma barreira de proteção e reduz a oportunidade de transmissão de microorganismos, prevenindo a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluidos. O avental não precisa ser necessariamente na cor branca, devem apresentar manga longa.
Máscara: De acordo com Guandalini et al (1997, p. 15), o profissional deve considerar algumas características ao comprar máscaras, as quais devem: ser confortáveis; ter boa adaptação aos contornos