Maquiavel
Medusa e pólipo
Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuído.A digestão de ambos é parte extracelular e parte intracelular. Os restos não-aproveitáveis são liberados pela boca onde estão os tentáculos.
Os Cnidários possuem: a epiderme, que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular.A epiderme e a gastroderme são duas camadas celulares derivadas de folhetos germinativos.
E os primeiros animais a apresentarem neurônios. Que são presentes em todo seu corpo e por isso apresentam movimentos de contração e de extensão do corpo.Nos pólipos, a capacidade de locomoção é reduzida, chamada "cambalhota". Nas medusas, a locomoção é mais ativa, sendo realizada por um mecanismo denominado jato propulsãoA capacidade de alterar a forma do corpo, determinando movimentos e deslocamentos, deve-se à presença de células especiais com funções de contração e distensão, mas que não são células musculares verdadeiras.
A reprodução assexuada A reprodução assexuada em hidras é feita por brotamento. Brotos laterais, em várias fases de crescimento, são comumente vistos ligados à hidra-mãe e dela logo se destacam.Esse processo de multiplicação, em que não ocorre variabilidade genética, é favorável nos ambientes estáveis e em épocas favoráveis do ano, em que as hidras estão bem alimentadas.
A reprodução sexuada
A hidra é hermafrodita. Alguns testículos e apenas um ovário são formados, principalmente em épocas desfavoráveis do ano, a partir de células indiferenciadas existentes no