a logistica na gestão de estoque
O grande desafio para nós gestores é garantir que as informações sejam não só confiáveis como também imediatas e para isso é necessário não só que tenhamos boas ferramentas, mas principalmente que saibamos utiliza-las da melhor forma possível.
E segundo BALLOU (1993). Estas são algumas vantagens em manter estoques, são elas a melhoria do nível se serviço: o departamento de marketing pode vender mais seguramente os produtos da empresa. O estoque é bom para os clientes que precisam imediatamente do produto e são atendidos paralelamente é benéfico para a empresa, pois diminui o seu custo de falta do produto, mas para termos um melhor controle de nossos estoques temos a implantação de uma nova tecnologia de identificação por RÁDIO FREQUÊNCIA (RFID) que vem facilitando e muito a rastreabilidade do produto e com isso facilitando todo o processo logístico.
O (RFID) Rádio Freqüência Identification é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para identificação de “coisa” em tempo real e tem evoluído como ferramenta de rastreamentos de bens e ativos ao ponto de especialistas acreditarem que mais cedo ou mais tarde essas etiquetas estarão em produtos que qualquer consumidor vier a comprar.
A possibilidade de aplicação da tecnologia por radio freqüência tende a ser aplicada desde o setor de produção a uma gama interminável de produtos, que ao ter uma etiqueta com tal tecnologia permitirá obter informações sempre que receber um sinal de rádio de um sensor de rastreio.
Sua aplicabilidade é muito vasta, abrangendo diversas áreas como indústria, logística, varejo, serviços e saúde, de maneira geral qualquer setor onde seja necessária uma identificação e a leitura de tal, pode-se fazer uso da tecnologia (RFID).
Notamos então que com a implantação da tecnologia (DFID) teremos uma otimização da mão de obra, precisão das informações, velocidade de expedição e utilização de ativos,