Ciencia e prorpiedade dos materiais
Professor Me. Claudiomar S. Tavares.
Bloco Tecnológico Dra. Catia Rosana Lange de Aguiar.
Equipe nº 5.
André Felipe Nazário
Daniel Furtado
David Tamanini
Eduardo F. S. Pretzel
Elton Goedert
Guilherme H. Aragão
Jader Sommer
Lucas Gabriel Hafemann
Luiz Carlos
Rafael Schroeder
Analise Micro estrutural: Aço Carbono SAE 1070
Sumário
Revisão Bibliográfica
Técnicas de Preparação
Descrição dos Equipamentos
Resultados e Discussão
Conclusão Final
Bibliografia
Revisão Bibliográfica
Tipo de Aço
Propriedades
Técnicas de Preparação
Nossa equipe recebeu para a realização do estudo, uma amostra de Aço SAE 1070 já temperado, de tamanho ideal para manipulação no laboratório. Sendo assim não foi necessário o embutimento da amostra no corpo de baquelite.
Visando a posterior analise micro estrutural do material, foi necessário submeter uma das extremidades da amostra a alguns processos de lixamento e polimento da superfície. Para este processo utilizamos uma politriz.
Utilizamos uma sequência de 6 lixas d’água de óxido de alumínio para deixar a extremidade lisa o suficiente para o polimento, as numerações das lixas foram de acordo com a seguinte sequência: 120, 220, 400, 600, 1000, 1200. É importante mencionar que para este processo as lixas e o material estavam em constante lubrificação de água corrente. A troca sequencial das lixas era visualizada e aprovada pelo professor responsável.
Após a finalização desta etapa, iniciamos o processo de polimento da amostra. Este polimento foi feito com uma solução de alumina com álcool etílico e um feltro. A utilização desta solução impede por um tempo a oxidação do material.
Após mais esta etapa, foi feito o ataque da amostra com uma solução de nital 3% (97ml de álcool etílico e 3ml de ácido nítrico).
Neste momento já foi possível