Maquiavel
Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio
Disciplina: Filosofia
Professor: Jean
Estudante: Mariana de Aleluia Pereira
Série: 3ª série
Data: 18/04/2014
Maquiavel em “O príncipe”.
Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu no período renascentista. Entre suas obras, a principal foi seu livro intitulado “O Príncipe”. Na obra, Maquiavel escreveu sobre o que um soberano deveria fazer para ter um bom reinado, sendo capaz de mandar e se manter no poder. Ele acreditava que um governo só se dava quando se tinha muita sabedoria, ousadia, perspicácia e carisma, e que isso só era possível quando se sabia sustentar essa sabedoria, pois ninguém pode ser mais sábio que o povo, e que o importante era não medir esforços, mesmo diante da crueldade ou da trapaça.
“O Príncipe” foi basicamente um manual para quem queria a vida política absoluta, inabalável, pois tratava de como deveria ser o poder político em um território e numa população, mostrando as formas de relacionamento do monarca com o povo. O livro também alertava sobre as armadilhas da política.
Maquiavel foi o autor do questionamento: “é melhor ser amado que temido ou temido que amado?”. Para ele um líder deveria se apoiar no seu povo. Dizia também que no poder se deve cometer todas as crueldades de uma só vez, e os benefícios devem vir gradualmente para que possam ser aproveitados devagar. Ainda disse que é necessário mentir e trapacear, pois o cumprimento de algumas promessas poderia lhe atrapalhar no governo.
As ideias de Maquiavel nasceram através de uma visão de uma Itália destruída pela Revolução das Comunas, que deixou o país fragmentado em pequenos Estados e correndo o risco de perder sua independência por conta das invasões estrangeiras. Maquiavel analisou como poderia ser feita a reconstrução do país de forma que se tornasse moderno e unitário.
No livro, ficou expresso o desejo de ter uma Itália poderosa e unificada, com um monarca de