Maquiavel
Maquiavel nasceu no dia 3 de maio de 1469, viveu na antiga República Florentina a atual Itália. Enquanto as nações europeias centralizavam o poder, a Alemanha assim como a Itália continuava fragmentada, exposta a intrigas diplomáticas, disputas internas e a mercê dos ataques de outros países, como França e Espanha. Sobe influência da família Médici (Soderini) , em 1498, aos 29 anos chega ao cargo de Secretário da Segunda Chancelaria que ficava responsável sobre as guerras e a política interna, nessa época, com as ideias de transformação da cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo, fazia com que o Renascimento aos poucos surgisse. Maquiavel observava a falta de estabilidade política do seu Estado, dividido em repúblicas e principados, onde cada uma tinha seu exército. Em seu cargo, desempenhou inúmeras missões diplomáticas na França, na Alemanha e nos diversos Estados italianos.
Foi particularmente importante a missão que desempenhou junto a César Bórgia, durante as conquistas deste na Romanha, em 1502. Percebendo o perigo que representavam as tropas mercenárias, empregadas habitualmente por Florença e por outros Estados italianos, organizou, em 1506 e 1507, com a aprovação de Soderini, uma milícia nacional. Dois anos depois, a força por ele organizada com cidadãos florentinos participou do término vitorioso do assédio de Pisa, que Maquiavel supervisionou indiretamente. Todavia, quando os Médici ameaçaram os florentinos de dirigir contra a cidade tropas espanholas, a milícia foi dividida, sofrendo grave desastre em Prato, em 1512, e a entrega daquela posição defensiva acarretou a queda de Florença e a fuga de Soderini.
A política italiana era bastante complexa e com vários interesses políticos, que estavam sempre divididos. Com a queda do regime republicano, em 1512 foi exilado por algum tempo; exerceu suas atividades literárias, que na maior