PEDAGOGIA
1 INTRODUÇÃO
Na Educação Infantil, as experiências concretas propiciam oportunidades únicas às crianças de vivenciarem o que ouvem e aprendem. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, “quanto menores forem às crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada” (BRASIL, 1998, p. 169).
A água potável, elemento vital para as pessoas, possui características que constituem definições e termos abstratos para as crianças, como o fato de ser inodora, e incolor. A tradução destes termos é facilitada pela experiência e pelo uso dos sentidos.
É importante que as crianças explorem e saibam as funções dos sentidos para usá-los de forma voluntária e intencional e não meramente como reflexos. Raramente paramos para pensar que certas atitudes que tomamos prejudicam o equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais, como, por exemplo, nos mananciais de água, Precisamos saber utilizar os recursos naturais para satisfazer nossas necessidades e as das gerações futuras.
Figura 1: Água