Maquiavel
1. INTRODUÇÃO 02 2. DESENVOLVIMENTO 03 3.1 RENASCIMENTO 03 3.2 CONTEXTO HISTÓRICO 03 3.3 JUVENTUDE E VIDA DE MAQUIAVEL 04 3. O PRÍNCIPE 06
3.1 AS 26 MÁXIMAS DE MAQUIAVEL 07 4. CONCLUSÃO 10 5. BIBLIOGRAFIA 11
1. INTRODUÇÃO
Trabalho proposto pelo professor Espedito, do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com valor máximo de 3 ( três ) pontos, com o intuito de desenvolver o tema sobre a influência na política de Maquiavel, baseado em sua obra ‘ O Príncipe ‘.
Neste trabalho será exposto o conceito de Renascimento, o contexto histórico, um pouco sobre a juventude e vida de Maquiavel, conceitos sobre sua obra “O Príncipe”, destaques referentes aos seus 26 capítulos e a conclusão sobre a importância de uma obra publicada em 1527, que até os dias de hoje tem grande destaque sendo considerada uma obra atual.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1- RENASCIMENTO
O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, sendo a cidade de Florença considerada seu berço, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza. A ideia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se à revalorização do pensamento e da arte da Antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista.
2.2- CONTEXTO HISTÓRICO
Na Itália do Renascimento reina grande confusão. A tirania impera em pequenos principados, governados despoticamente por casas reinantes sem tradição dinástica ou de direitos contestáveis. A ilegitimidade do poder gera situações de crise instabilidade permanente, onde somente o cálculo político, a astúcia e a ação rápida e fulminante contra os adversários são capazes de