Maquiavel
Definição de Estado (Enciclopédia Treccani): Com a palavra Estado, indica-se modernamente a maior organização política que a humanidade conhece; ela se refere quer ao complexo territorial e demográfico sobre o qual se exerce uma dominação (isto é, o poder político); quer a relação de coexistência e de coesão das leis e dos órgãos que dominam sobre esse complexo.
O Estado, a maior organização política que a humanidade conhece, é um poder político que se exerce sobre um território e sua população ou povo.
Três elementos necessários na definição de Estado: Poder Político, povo e território.
Maquiavel é o primeiro a refletir sobre Estados.
Estado moderno: Estado unitário dotado de um poder próprio independente dos outros poderes (chega a Itália bem depois)
“Todos os Estados, todas as dominações que tiveram e têm o Império sobre os homens foram e são repúblicas e principados.
O Estado consiste aqui no poder e na sua dominação sobre os homens.
Uma dominação sobre os homens que prevalece inclusive a dominação sobre o território.
Em 1494, Maquiavel passa a refletir na experiência de outros países que já tinham alcançado o conceito de Estado moderno e analisa a maneira como se deveria construir na Itália um Estado moderno e unitário, graças à iniciativa do Príncipe.
Maquiavel acredita que diante da Itália e suas velhas instituições em crise, só um príncipe com poder absoluto poderia encabeçar a reconstrução do Estado.
Exemplos em “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” usando Remo e Rômulo: ele afirma que Rômulo fez bem em matar Remo, pois no ato de fundar, reconstruir ou reorganizar um Estado só uma pessoa deve mandar.
O poder do Estado é absoluto, sua soberania estatal é absoluta e não depende de nenhuma outra autoridade. (a soberania do monarca, vem de sua própria condição de monarca) – Proclama-se assim a absoluta soberania e autonomia do Estado.
Maquiavel refletindo sobre a realidade de sua época elabora não uma