REDAçÃO
Disciplina: Redação
Professora: Andreza
Estudante:____________________________________________
Como toda linguagem escrita é pautada por mecanismos específicos, essa não foge à regra.
Portanto, atentemo-nos para suas partes constituintes:
Apresentação
- Local e data
Ao longo do cursinho serão ministradas aulas sobre descrição, dissertação, elaboração de cartas argumentativas, comentário, narrativa, discurso livre, etc. Variando entre os níveis mais formais aos informais e corriqueiros do dia-a-dia, porém antes de começarmos a teoria e a prática da “boa” escrita vamos descontrair, relaxar e se apresentar para a professora que vos escreve.
- Identificação do destinatário, ou seja, a pessoa a quem será destinada
A temática é livre, a única coisa que é obrigatória é o nome, idade e como soube do cursinho. Não se preocupe com gramática, ortografia nova ou antiga, pontuação ou qualquer outra coisa. Preocupe-se apenas em escrever do seu jeito.
- Corpo do texto - A carta propriamente dita
___________________________________________________________________________
- Assinatura - O nome da pessoa que a redigiu
- Vocativo - Poderão ser usados pronomes de tratamento específicos, dependendo do grau de convivência entre os interlocutores
- A despedida - Esta poderá ser formal ou não
Carta argumentativa
Fazendo uma retrospectiva em tempos mais antigos, um dos meios de comunicação muito em voga era a carta. A mesma era um instrumento bastante eficaz no envio e recebimento de notícias, e era também um meio de matarmos a saudade de parentes e amigos que ora encontravam-se distantes.
Hoje, porém, com o advento dos recursos tecnológicos, essa modalidade foi substituída por correspondências feitas em meio eletrônico, tais como, o E-mail, MSN, Orkut e outros. A carta insere-se dentre os gêneros textuais que tem como característica principal a Argumentação, na qual o argumento fundamenta-se na solicitação e/ou