Maquiavel
Maria Inês Tomaél
Doutora em ciência da informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG e professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
E-mail: mitomael@uel.br
Adriana Rosecler Alcará
Mestranda em educação pela UEL e professora do Departamento de
Ciência da Informação da UEL.
E-mail: adrianaalcara@uol.com.br
Ivone Guerreiro Di Chiara
Mestre em administração de bibliotecas pela Escola de Biblioteconomia da UFMG e professora do Departamento de Ciência da Informação da UEL.
E-mail: igchiara@conectway.com.br
Resumo
A inserção em rede é determinante para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Isto porque as redes são espaços valorizados para o compartilhamento da informação e para a construção do conhecimento. Neste artigo, são abordadas as relações entre informação, conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação, assim como o entorno em que as redes sociais se realizam. Essas relações constituem o foco das ligações que se estabelecem nas redes. A interação entre os atores promove o compartilhamento da informação e do conhecimento, fomentando o desenvolvimento de inovações.
Palavras-chave
Redes sociais; Compartilhamento da informação e do conhecimento; Aprendizagem organizacional; Inovação.
From social networks to innovation
Abstract
Being engaged in a network is the key element in sharing information and knowledge, since these networks are valuable spaces to attain those purposes. This article addresses the relationship among information, knowledge, organizational learning and innovation, as well as the way they are perceived and practiced. These relationships constitute the focus of the connections established in the networks. Therefore, the interaction among the actors promotes the sharing of information and knowledge, fostering the development of innovations. Keywords
Social networks; Information and knowledge sharing;
Organizational learning; Innovation.