Perimetro de figuras planas
Aulas: 1, 2, 3 e 4.
Numero de aulas: 4h/aula
Objetivos:
Aprender a usar corretamente régua e compasso.
Calcular o perímetro de polígonos como triângulo, quadrilátero, pentágono.
Classificar quadriláteros de acordo com suas características.
Desenhar circunferências com raio pré-estabelecido.
Generalizar a fórmula para cálculo do comprimento da circunferência.
Metodologia:
Aula expositiva com momentos de investigação.
Recursos didáticos: quadro, giz, TV multimídia, régua, compasso, cilindros/discos, barbante, polígonos, papel quadriculado, calculadora.
Desenvolvimento
Iniciaremos os trabalhos na sala de aula nos apresentando e explicando aos alunos como será o funcionamento das oficinas, as normas do colégio quanto aos horários e uso de bonés, celulares e calculadoras, saídas de sala, etc. Após isso pediremos a eles que se apresentem e comentem de forma rápida o principal motivo de terem escolhido esta oficina para que saibamos em qual conteúdo podemos dar mais ênfase para satisfazer os interesses dos alunos. (15 min.)
Após as apresentações e explicações iniciais começaremos a falar mais especificamente do conteúdo das oficinas, apresentando os principais materiais que utilizaremos durante as aulas e como devemos utilizá-los de maneira correta. Primeiro ensinaremos a utilizar a régua corretamente, explicando e mostrando no quadro que devemos começar a medir do zero, ou então, somar à medida que queremos o número em que colocaremos o lápis para começar a riscar. Por exemplo, para traçar um segmento de 5 cm, se começarmos com o lápis no 6, devemos somar: 5+6=11 e riscar até o local com o número 11 na régua.(10 min.)
Neste momento comentaremos brevemente sobre as unidades de medida que podemos encontrar nas réguas, que podem ser centímetros e milímetros ou então em pés e polegadas, que é sistema de medidas inglês, utilizado em alguns países, como os Estados Unidos. Explicaremos que nas nossas oficinas utilizaremos apenas o sistema