Projeto Geometria com novas tecnologias
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
BOA NOVA-BA
MAIO DE 2011
ESCOLA MUNICIPAL VANDICK REIDNER COQUEIRO
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
Projeto elaborado para o ensino e aprendizagem de geometria plana e espacial dos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 3ª fase da EJA da Escola Municipal Vandick Reidner Coqueiro, o qual será ministrado pelas professor de matemática Rogerio Moraes Andrade.
BOA NOVA-BA
MAIO DE 2011
1. INTRODUÇÃO
As figuras planas são superfícies que tem a mesma direção em toda a sua extensão. Cada plano tem duas dimensões: comprimento e largura.
Os alunos devem ter conhecimento das figuras planas para que possam obter diversas competências quanto a esse campo da geometria. Dentre eles, elenca-se calcular perímetro, identificar as medidas de comprimento, identificar a diferença entre a área e perímetro e para que são usados estes cálculos. Outros fins a que se destinam o conhecimento das figuras planas são os de conhecer e calcular a área e o perímetro do quadrado, retângulo, triangulo, trapézio, paralelogramo, losango e circulo; aplicar fórmulas para os cálculos de área. E além do mais, Saber da importância que estas figuras planas têm no nosso dia-a-dia.
A maior dificuldade dos alunos é de diferenciar um quadrado de um retângulo, e de identificar um losango, um trapézio, um paralelogramo e um triângulo, bem como suas alturas e classificar as figuras planas com seus respectivos nomes.
Através do uso da tecnologia, no caso o computador e alguns programas, torna-se mais fácil realizar algumas demonstrações reais das figuras estudadas. Se limitarmos o estudo a unicamente desenhar as figuras planas utilizando apenas réguas, e depois, colori-las em sala de aula, os alunos não conseguem memorizar e realizar um aprendizado efetivo.
Já através dos