Apostila de usinagem
Parte II: " Geometria da Cunha Cortante "
AUTORES:
Prof. MSc. Luiz Alberto Balsamo
Prof. MSc. Samuel Mendes Franco
03/2011
Apostila de Tecnologia de Usinagem - Parte II
" Geometria da Cunha Cortante "
1- INTRODUÇÃO
Esta apostila tem como objetivo oferecer um material para apoio didático no que se refere ao conhecimento básico da tecnologia aplicada no estudo da geometria da cunha cortante das ferramentas de usinagem, necessário as disciplinas de Operações Mecânicas II, Tecnologia de Usinagem I e Tecnologia de Usinagem II do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.
A Definição da geometria da cunha cortante segue as normas DIN 6581 – Geometria da Cunha Cortante das Ferramentas e NBR 6163 - Conceitos da Técnica de Usinagem-Geometria da Cunha Cortante.
2- NOMENCLATURA
Para o estudo da geometria da cunha cortante deve-se destacar primeiro a nomenclatura básica da ferramenta de corte, conforme segue:
Cunha cortante: É a parte da ferramenta na qual o cavaco se origina através do movimento relativo entre ferramenta e peça. A cunha cortante é composta pelas arestas de corte que podem ser retilíneas, angulares ou curvilíneas.
[pic]
Figura 1: Ferramenta de corte
Superfícies:
a) superfícies de folga: as superfícies de folga também são denominadas de superfícies de incidência. São as superfícies da cunha cortante que defrontam com as superfícies em usinagem. b) superfície de saída: é a superfície da cunha cortante sobre a qual o cavaco se forma.
Arestas:
a) aresta principal de corte: é a aresta de corte cuja cunha de corte correspondente indica a direção do movimento de avanço no plano de trabalho.
b) aresta lateral de corte: é a aresta de corte cuja cunha de corte