Apostila Tecnologia De Usinagem Analise Das Opera Es Mec Nicas Resumo 2011
Apostila de Tecnologia de Usinagem - Parte I
"Análise das Operações Mecânicas de Usinagem"
Os Movimentos e as Relações Geométricas no Processo de
Usinagem
AUTORES:
Prof. MSc. Luiz Alberto Balsamo
Prof. MSc. Samuel Mendes Franco
Prof. Odir Camargo
03/2011
Luiz Alberto Bálsamo - Samuel Mendes Franco – Odir Camargo
03/2011
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
Apostila de Tecnologia de Usinagem - Parte I
"Análise das Operações Mecânicas de Usinagem"
Os Movimentos e as Relações Geométricas no Processo de
Usinagem
1- INTRODUÇÃO
Esta apostila tem como objetivo oferecer um material para apoio didático no que se refere ao conhecimento básico dos processos de usinagem, necessário as disciplinas de Operações Mecânicas I, Operações Mecânicas II,
Tecnologia de Usinagem I e Tecnologia de Usinagem II do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.
Inicialmente deve-se lembrar que a grande maioria dos processos industriais visam a transformação da matéria-prima em produto acabado através de diversos tipos de operações mecânicas. Pode-se classificar as operações mecânicas em dois grandes grupos; as que transformam a matéria prima sem separação de material, tais como a laminação, o forjamento, a fundição, etc., e aquelas onde se obtem o produto acabado com separação de material, estas chamadas de operações mecânicas de usinagem, que são aquelas predominantes nos processos de fabricação mecânica.
2- AS OPERAÇÕES MECÂNICAS DE USINAGEM
Nas operações mecânicas de usinagem essa “separação” de material ocorre pela ação da ferramenta com a produção de cavaco, definindo-se cavaco como sendo a porção de material retirado da peça pela ferramenta durante o processo de usinagem, apresentando formato irregular. Desta maneira as operações de usinagem conferem à peça a forma, as dimensões e o acabamento desejado dentro de estreitos limites de tolerância e em condições econômicas bastante viáveis.
Luiz Alberto Bálsamo