Cruzadas
Esse estudo é uma síntese parafraseada baseada em textos extraídos da Internet, cuja referência encontra-se no final deste trabalho. As cruzadas eram expedições de caráter religioso, econômico e militar, ocorridas entre os séculos XI e XIII, na Europa. Essas expedições eram contra os heréticos e muçulmanos. Tiveram sua formação na religião. Diante de uma sociedade Européia onde a fé se sobrepunha a razão. A igreja manipulava a cultura e aprisionava o homem com a idéia do castigo eterno, por isso o homem buscava a salvação da alma por meio da fé e da penitência. Uma das maiores penitências era sua peregrinação à Palestina o lugar onde Cristo nasceu, sofreu e foi enterrado. (AS CRUZADAS. 2014).
Entre os objetivos das cruzadas estão: a libertação da Terra Santa; A tentativa do papado de unir a Igreja Ocidental e a Igreja Oriental; A tentativa dos nobres europeus de se apropriarem de terras no oriente; A necessidade de algumas cidades comerciais europeias, busca de produtos orientais e pela abertura do mar Mediterrâneo ao comércio; A explosão demográfica europeia, que gerou uma população marginal, sem emprego e sem terras, que uniu seu fervor religioso ao desejo de riqueza.
As principais cruzadas ocorreram no final do século XI e o século XIII, houve oito cruzadas, que dirigiram sua luta contra os turcos no Oriente. Em 1905, o papa Ubaldo II pronunciou um inflado discurso no Concílio de Clermont, conclamando os cristãos a ingressarem na expedição cruzadista rumo ao Oriente. A Primeira cruzada (1096-1099) Chamada de Cruzada dos Nobres chegou a conquistar Jerusalém, onde promoveram uma matança da população muçulmana. Organizaram na região vários reinos nos moldes feudais. No século XII, os turcos reconquistaram os reinos, inclusive Jerusalém. A Segunda cruzada (1147-1149) Foi organizada por reis e imperadores, com o objetivo de retomar Jerusalém dos turcos, mas fracassaram no seu objetivo; A Terceira cruzada (1189-1192) Foi chamada Cruzada dos