Geometria Plana
YERVANT KISSAJIKIAN
TURMA: 2.º B
MATEMÁTICA:
Geometria Plana.
SÃO PAULO/SP
2013
MATEMÁTICA:
Geometria Plana.
Trabalho apresentado Escola Estadual de São Paulo, como requisito para aproveitamento de nota referente ao 3.º bimestre, referente à matéria de Matemática, ministrada pela Professora Rosete Barros Azevedo.
SÃO PAULO/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Os estudos iniciais sobre Geometria Plana estão relacionados à Grécia Antiga, também pode ser denominada Geometria Euclidiana em homenagem a Euclides de Alexandria (360 a.C. - 295 a.C.), grande matemático educado na cidade de Atenas e frequentador da escola fundamentada nos princípios de Platão.
Os princípios que levaram à elaboração da Geometria Euclidiana eram baseados nos estudos do ponto, da reta e do plano. O ponto era considerado um elemento que não tinha definição plausível, a reta era definida como uma sequência infinita de pontos e o plano definido através da disposição de retas.
As definições teóricas da Geometria de Euclides estão baseadas em axiomas, postulados, definições e teoremas que estruturam a construção de variadas formas planas. Os polígonos são representações planas que possuem definições, propriedades e elementos.
Podemos relacionar à Geometria plana os seguintes conteúdos programáticos: ponto, reta e plano; posições relativas entre retas; ângulos; triângulos; quadriláteros; polígonos; perímetro; áreas de regiões planas
1. PARALELISMO
Por um ponto passa uma única reta paralela a uma reta dada. Na figura abaixo, dada a reta r, temos: P Є s, s // r, s é única.
Esse postulado, conhecido também como postulado de Euclides (300 a.C.), é a propriedade que caracteriza a Geometria Euclidiana. Duas retas distintas são paralelas quando são coplanares e não têm ponto comum. Algumas