Geometria Plana
http://www.todamateria.com.br/geometria-plana/
A geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras planas, seus conceitos e propriedades. Também conhecida como geometria euclidiana (originada com os postulados de Euclides de Alexandria), essa ramificação da matemática aborda as medidas e outros assuntos como polígonos, quadriláteros e retos.
A geometria plana ou euclidiana é a parte da matemática que estuda as figuras que não possuem volume, tal quais as figuras que fazem parte da geometria espacial. A geometria plana também é chamada de euclidiana, uma vez que seu nome representa uma homenagem ao geômetra Euclides de Alexandria, considerado o “pai da geometria”. Curioso notar que o termo geometria é a união das palavras “geo” (terra) e “metria” (medida); assim, a palavra geometria significa a "medida de terra".
Alguns conceitos são de suma importância para o entendimento da geometria plana, a saber:
Ponto: Conceito adimensional, uma vez que não possuem dimensão. Os pontos determinam uma localização e são indicados com letras maiúsculas.
Reta: a reta, representada por letra minúscula, é uma linha ilimitada unidimensional (possui o comprimento como dimensão) e pode se apresentar em três posições: horizontal, vertical ou inclinada. Dependendo da posição das retas, quando elas se cruzam, ou seja, possuem um ponto em comum, são chamadas de retas concorrentes; por outro lado, as que não possuem ponto em comum, são classificadas como paralelas.
Segmento de Reta: Diferente da reta, o segmento de reta é limitado pois corresponde a parte entre dois pontos distintos. Não obstante, a semirreta é limitada somente num sentido, visto que possui início, e não possui fim.
Plano: corresponde a uma superfície plana bidimensional, ou seja, possui duas dimensões: comprimento e largura. Nessa superfície que se formam as figuras geométricas.
Ângulos: são formados pela união de dois segmentos de reta, a partir de um ponto comum, chamado de vértice do ângulo.