mappin
GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO
Camila
Cleitim
Jessica
Wilco Nunes de Souza
Modelos Atuais de Gestão no Brasil Mappin
São Paulo
2014
CONCLUSÃO
Após todo o estudo e analise da rede Mappin, podemos concluir que a falência da empresa ocorreu claramente devido a má gestão de Ricardo Mansur.
A empresa sofreu outras dificuldades como a crise financeira durante o governo Collor, mais a venda de sua financeira para o BBA Credistaltant por 50 milhões de reais, a entrada comercio eletrônico (foi uma das pioneiras), a tradição da marca,o portfólio extenso. Mesmo com os tropeços sofridos no final de sua existência, tinha plena capacidade de recuperação e crescimento, graças sua capacidade e um forte nome no mercado, pois seu diferencial além de tudo era inovação, tudo isso poderia ter contribuído para evitar o fracasso da empresa.
A aquisição e fusão com a Mesbla que já estava com uma divida de 300 milhões de reais, esta realizada por Mansur, além de suas ações duvidosas no mercado financeiro, acabou deixando a empresa com uma imagem negativa perante aos bancos e fornecedores, contraindo assim muitas dividas com os mesmo, a empresa ficou dependente de capital de terceiros e sem confiança perante ao mercado acarretou no final em sua falência.
Podemos finalizar e dizer que com uma boa administração e com outros gestores e executivos e não só Mansur, mais cautela com o mercado financeiro, sem muitas manobras arriscadas, e com a chegada do governo FHC ( aumento de crédito, ascensão da classe D) melhora-se muito o mercado, hoje poderíamos ter o Mappin como uma grande varejista do seguimento no Brasil, competindo de igual com as que preencheram seu GAP, no caso Americanas ou Submarino.