Mappin - empreendedorismo
1. Introdução
A história do comércio no Brasil iniciou-se há muitos anos e deve-se ressaltar que esta trajetória está intimamente ligada à história do povoamento do país. A primeira forma de comércio de que se tem notícia em terras brasileiras existiu sob a forma do escambo. Era como os primeiros exploradores utilizavam a mão-de-obra indígena para a derrubada das imensas árvores de pau-brasil, nossa primeira riqueza, em troca de quinquilharias e bugigangas (VAROTTO, 2006).
O comércio propriamente dito nasceu com as formações populacionais nas primeiras vilas litorâneas, orientado quase que totalmente para a exportação, tendo como principal mercadoria o açúcar. Com o passar dos anos, este tipo de comércio mais rudimentar evoluiu extraordinariamente e, com isso, as pequenas empresas foram criadas juntamente com o crescimento industrial.
O processo de industrialização foi acompanhado pela crescente urbanização, com o grande crescimento das cidades, principalmente São Paulo, que em 1920 já contava com 3.629 estabelecimentos industriais e 203.729 operários (VAROTTO, 2006). Foi nesta época que houve a criação da primeira grande loja de departamentos de São Paulo, o Mappin.
Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Foi fundada em 1774 na cidade de Sheffield, na Inglaterra e trazida, posteriormente, para o Brasil pelos irmãos Walter John Mappin e Herbert Joseph Mappin. Sua fundação no Brasil ocorreu em 29 de Novembro de 1913 e, pode-se dizer que, entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local.
Figura 1 – Tradicional loja do Mappin na Praça Ramos de Azevedo
Fonte: http://www.universovarejo.com.br/
A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca. Além disso, foi a propulsora do crediário e responsável pela inovação na área ao colocar