Base de um empreendedor
O empreendedor é responsável pela inovação tecnológica e o crescimento econômico.
O empreendedor é tão importante como uma multinacional, pois ele é eficaz na geração de emprego, crescimento econômico, desenvolvimento social e ate combater a pobreza em uma sociedade.
No período dos anos 70 empresas de grande porte eram consideradas únicas no mercado mundial porem nos anos 80 alguns fatores como o endividamento dos governos, a concorrência no mercado mundial, a utilização intensiva de tecnologia nos processos produtivos, transformaram o panorama em uma nova organização Mundial.
Grandes empresas começaram a produzir mais com menos mão de obra, então as únicas criadoras de empregos passaram a ser as PMEs (Pequenas e médias empresas), que passaram a concorrer com o mercado internacional.
Porem mesmo concorrendo já no mercado internacional as PMEs dependia e muito da comunidade local, para a aceleração do desenvolvimento.
Na própria comunidade as PMEs encontram recursos humanos e materiais que necessitam e estabelecem sua rede básica de relações.
As PMEs se dão muito bem na comunidade devido ao relacionamento estreito com as pessoas, na geração de emprego e ate mesmo ações de responsabilidade social e sustentabilidade.
Porem neste sentido, os promotores e gerenciadores devem adotar uma visão de empreendedorismo e precisa receber uma educação da mesma. Assim não hesitarão em correr riscos, inovar, e estabelecer vínculos para o alcance dos objetivos.
Pesquisas feitas em 1999 pelo GEM (Global entrepreneurship Monitor) destacam que o empreendedorismo e o fator principal para o desenvolvimento econômico do pais, como Estados Unidos que para cada 12 pessoas é criada uma empresa, já a Finlândia por exemplo é criada uma empresa a cada 67 pessoa, ai já notamos uma enorme diferença de mercado.
A PEQUENA EMPRESA
A pequena empresa surge, pelas lacunas deixadas pelas grandes empresas, pois as PMEs chegam a lugares que