Organizacao mal sucedidas
Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Fundada em 1774 na cidade de Sheffield, na Inglaterra, foi trazida posteriormente para o Brasil pelos irmãos Walter John Mappin e Herbert Joseph Mappin.
Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo foi uma das pioneiras do comércio varejista. Na década de 30, inovou ao colocar etiquetas com os preços nas vitrines. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local. A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca.
A EMPRESA A CAMINHO DO SUCESSO
A organização começou na Inglaterra, depois da Revolução Industrial, em 1774, quando as famílias de comerciantes Mappin e Webb inauguraram na cidade de Sheffield uma sofisticada loja de prataria e artigos finos. Posteriormente se mudaram para Londres, depois para Buenos Aires e, em 29 de novembro de 1913, os irmãos ingleses Walter e Hebert Mappin fundaram a Mappin Stores na Rua 15 de Novembro, assim bem no início, ela seguiu como, filial da britânica Mappin & Webb, e prospera até contar com 11 departamentos.
Nesta época somente a elite freqüentava o estabelecimento, onde elegantes joias, ornavam os balcões e as vitrines cristal na fachada, expunham, louças (porcelanas Inglesas), faianças, delicados objetos decorados em Art Noveau, etc. Alias ela foi pioneira em Luxuosas vitrines.
Em 1919, a loja se mudou para a praça do Patriarca, já com 34 departamentos e mais de 200 trabalhadores e, em 1939, foi para a praça Ramos de Azevedo. Nesse tempo, podia dizer que o Mappin fosse uma loja precursora dos modernos Shoppings Centers, quando dos magazines.
Em 1939, atravessa o viaduto, e muda para a praça Ramos de Azevedo, com empresário do café Alberto Alves Filho, no comando dos negocios, este fez com que o Mappin