mapeamento,analise
MBA em Gestão Industrial
Diego Guerriero da Silva R.A: 550673
Fernando Lira
R.A: 016983
Mapeamento, Análise e Reengenharia do Fluxo de Valor na Operação Produtiva.
Trabalho acadêmico apresentado para cumprimento do programa do curso de MBA em Gestão Industrial na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Área de concentração: Mapeamento, Análise e Reengenharia do Fluxo de Valor na Operação Produtiva.
Orientador: Prof. Gabriela André Jorge.
São Caetano do Sul
2014
Conceitos associados ao mapeamento, análise e reengenharia de processos.
Conceito
Desde o inicio os seres humanos em busca do conhecimento para evitar o desperdício de alimentos, vestimentas, e outros segmentos e inclusive acidentes no local de trabalho e proteger o meio ambiente, precisavam criar um algum tipo de mecanismo e método para suprir suas necessidades.
E que houvesse uma forma de enxergar a causa e o efeito dos processos realizados para o desenvolvimento do produto, com o passar dos anos foram desenvolvidas varias ferramentas de qualidade para superar as dificuldades em busca da melhoria continua no processo de fabricação.
Kaoru Ishikawa na década de 60 foi um engenheiro de controle de qualidade que desenvolveu a ferramenta Diagrama de Ishikawa conhecido também como Diagrama (Causa e Efeito, espinha de Peixe ou 6M). Segundo Ishikawa, K. (1989, 1993), “praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”.
Geralmente as falhas dos produtos ocorrem as partir da Teoria do 6M: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas. Para detectar o problema e a solução é extremamente necessária a participação de todos os funcionários e setores da organização para obter um resultado satisfatório para ambas as partes e principalmente para os consumidores e que não