Sistema neurologico
Sinais e sintomas das disfunções do sistema nervoso central estão presentes em cerca de 15% dos pacientes internados em UTI e em 12% dos pacientes que procuram um serviço de emergência e internam nas unidades hospitalares.
Os distúrbios neurológicos podem acometer desde as funções cognitivas, com alteração da linguagem, percepção, memória e comportamento, até produzir sintomas como perda da força, perda da sensibilidade, desequilíbrio e marcha.
AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA:
Consciência de si mesmo e do ambiente;
Percepção precisa do que é experimentado (orientação)
Capacidade de processar dados fornecidos para gerar informações mais significativas (julgamento e raciocínio);
Capacidade de armazenar e recuperar informações (memória recente e passada)
Orientação
Memória
Atenção e Raciocínio
Rememoração
Linguagem
Na prática de clínica geral, a maneira mais usual de descrever o Estado Mental, é a clássica expressão “Lúcido, Orientado e Coerente”
Lúcido = acordado, vígil, alerta
Orientado = quanto ao tempo, local e a pessoa
Coerente = refere-se aos processos de pensamento
Alguns exemplos de anormalidades dos processo de pensamento:
Bloqueio
Associações frouxas
Fuga de idéias
Salada de palavras
Muitas vezes também queremos fazer referência ao Estado do Humor e Afeto de nossos pacientes, quando as anormalidades mais comuns são:
Ansiedade
Medo
Depressão
Raiva/Irratibilidade
Euforia
O Reflexo Fotomotor da Pupila
Depende do nervo óptico (II) e do nervo oculomotor (III). A fotorreação é observada com o auxílio de um foco de luz de uma lanterna. Fecha-se o olho, aguarda-se alguns segundos e levanta-se rapidamente a pálpebra, dirigindo diretamente o foco de luz sobre a área temporal da pupila.
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA:
A função motora depende da integridade do trato córtico-espinhal (sistema piramidal), do sistema extrapiramidal e da função cerebelar. O impulso motor