epidemiologia - riscos e fatores
RISCOS
RISCOS/PERIGOS
RISCO = PERIGO
OU
RISCO ≠ PERIGO
RISCOS/PERIGOS
• Perigo - situação em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal, um objeto etc.;
• Risco - probabilidade de perigo, com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente RISCOS
RISCO: é entendido pela epidemiologia como a “probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado”.
(Almeida Filho e Rouquayrol, 2002).
O termo risco é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, adquirir uma doença.
–
Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco.
–
Os fatores que dão ao organismo a capacidade de se proteger contra determinada doença, daí serem chamados fatores de proteção.
FATOR DE RISCO
FATORES DE RISCO: componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
“Atributos de um grupo da população que apresenta maior incidência de uma doença ou agravo à saúde em comparação com outros grupos que não o tenha ou com
menor exposição a tal característica” (Almeida Filho e Rouquayrol),
“Um fator de risco ou de exposição, é algum fenômeno de natureza física, química, orgânica, psicológica ou social, no genótipo ou fenótipo, ou alguma enfermidade anterior, que pela variabilidade de sua presença ou ausência está relacionada com a doença investigada, ou pode ser causa de seu aparecimento”.
–
Ex: ruídos, vapores (de solvente nos ambientes de trabalho), lixo hospitalar; alimentos
contaminados,
água não tratada/contaminada, ambiente mal ventilado ou iluminado,
medicamentos com
erros
no
processo
de
produção
(potencialmente
danificado
ou
prejudicado), sangue com manipulação