Pedagogia
Para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que o desejo de aprimorar meu saber e aumentar meus conhecimentos se tornasse realidade.
Em especial, às pessoas que vivem ao meu redor, aos meus pais e ao meu noivo.
_________________________________________________
A leitura é fundamental para o processo de aprendizagem e da escrita do aluno, sendo que a escola é que tem o espaço necessário para o desenvolvimento desta prática. O ato de ler não é apenas decodificação das palavras, é necessário discernimento dos textos escritos de forma a possibilitar um entendimento do que o autor quis dizer.
Ler é um conceito muito amplo: podemos ler um bilhete simples, uma placa na rua, um sorriso de uma criança, um pequeno livro, uma imagem, ler a
Bíblia ou uma tese de doutorado.
O que é ler e para que ler? Respondendo a primeira indagação: ler é tentar compreender o que está por detrás das palavras escritas; ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa buscar respostas por meio das palavras escritas, significa fazer interagir as informações recebidas com as que possuímos através do conhecimento de mundo; ler é tomar consciência dos processos que interferem na nossa existência como seres sociais e políticos; ler também é uma forma de não se deixar dominar porque quanto mais leituras as pessoas tiverem, mais reflexões poderão fazer; ler é um direito de todo cidadão; ler é uma atividade enriquecedora que possuímos para conhecer o mundo.
O objeto desta pesquisa surgiu a partir de debates com professores do Ensino Médio sobre esta problemática e as dificuldades que os mesmos enfrentam em ministrar sua disciplina, pois os alunos pouco interagem com os textos, tornando-se sujeitos da leitura e não apenas leitores que agem mecanicamente, sem uma reflexão do texto lido.
É a partir dessas considerações sobre as formas de praticar a leitura, que precisamos despertar nos alunos um interesse maior pelo o que