Usos e apliçoes dos elementos
Do Oxigênio: é usado na Combustão, respiração, Produção de aço, Purificação de água (ozono), Componente da areia, água, cimento...
O oxigénio utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço; Utiliza-se também na produção de gás de síntese; Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, a acroleína, o peróxido de hidrogénio (água oxigenada), o cloro, o óxido de etileno, o anidrido fitálico, o ozono, etc. Outras aplicações menos normais incluem a utilização do gás em garrafas para mergulhadores, em tendas hiperbáricas para fins terapêuticos e como comburente em motores de reação.
Do Enxofre: é utilizado na fabricação de Fósforos, fogo de artifício, Baterias, na Vulcanização da borracha, e na produção de Líquidos para permanentes.
O enxofre é principalmente utilizado para a fabricação de diversos compostos como o gás sulfuroso, sulfitos, ácidos sulfúrico e sulfídrico, sulfureto de carbono, cloreto de tionilo e outros. Utiliza-se também no fabrico da pólvora negra e de insecticidas, produtos farmacêuticos e desinfectantes, bem como na vulcanização da borracha pelo processo já referido. Tradicionalmente, em Portugal utiliza-se também esta substância na desinfecção das pipas de vinho.
Do Selênio: é usado na produção de Fotómetros, Fotocopiadores, Células solares, e Champô anti-caspa. o selénio tem propriedades de semicondutor típico mas as suas propriedades electrónicas de maior importância são a fotocondutividade, a unipolaridade, e a ação fotovoltaica, Além destas aplicações, o selénio e os seus compostos encontram ainda largo uso nos processos de reprodução xerográfica, na indústria vidreira (selenieto de cádmio, para produzir cor vermelho-rubi), como desgasificante na indústria metalúrgica, como agente de vulcanização, como oxidante em certas reações e como catalisador( substância que