MANUTÊNÇÃO DE UMA GUITARRA
Sei que os métodos aqui descritos a título de sugestão são em alguns casos arriscados e eu próprio não arriscaria alguns destes ajustes em instrumentos muito caros que não fossem meus. Todos porém foram testados e retestados e submetidos a apreciação de outras pessoas experientes na área.
Cheguei à conclusão que a maioria dos que se dizem profissionais em consertos de instrumentos não tem nem mesmo conhecimento sobre os ajustes mais simples descritos a seguir. Entregar um instrumento a um destes maus profissionais portanto é tão ou mais arriscado do que tentá-lo você próprio após algum estudo e observados todos os cuidados.
Cuidados a Serem Tomados
A maior parte dos ajustes a seguir exige:
a) Alguma habilidade manual e com ferramentas;
b) Paciência;
c) Bom senso;
d) Muita prática com o instrumento para um bom acompanhamento do resultado e uma avaliação precisa sobre os benefícios e riscos do ajuste a ser feito.
Se mal empregadas as técnicas a seguir podem prejudicar (as vezes irremediavelmente) seu instrumento. Não me responsabilizo por nenhum tipo de dano e não recomendo a execução dos procedimentos a seguir a pessoas que não tenham um mínimo de prática e conhecimento do assunto.
Em caso de dúvidas procure o auxílio de um luthier (profissional que resolve problemas em instrumentos musicais). Entre estes, porém como em