Esquema Elétrico guitarra estrato
Tutorial: partes de uma guitarra elétrica
O objetivo deste texto é dar uma compreensão sobre as partes que compõem uma guitarra elétrica e seu funcionamento. Em posts futuros, vamos detalhar cada uma dessas partes. Por ora é mais importante compreender a função de cada componente e suas características básicas.
Existem muitos modelos diferentes de guitarras mas a imensa maioria se compõe das seguintes partes:
Madeiramento
Ferragens
Parte elétrica
Plásticos
Pestana
Trastes
Cordas
Vamos analisar cada uma dessas partes:
1) Madeiramento: o corpo do instrumento e o braço são feitos de madeira. Existem pouquíssimos modelos de guitarra que utilizam materiais alternativos para o braço e corpo mas 99% das guitarras que encontramos são feitas de madeira. O corpo do instrumento é feito geralmente de uma ou mais peças de madeira colada. Ao contrário do que muita gente pensa, um corpo feito com dois ou três pedaços de madeira colada não é sinal de baixa qualidade, mesmo guitarras,até Fender americanas são feitas assim. Pode ser utilizado mais de um tipo de madeira na confecção do corpo e também no braço, quando uma madeira diferente é usada para a escala. As madeiras utilizadas para os corpos e braços dependem de onde o instrumento foi feito, existem madeiras que só crescem no hemisfério sul e outras no norte. Tem ainda a questão de madeiras nobres que têm a sua comercialização restrita. As madeiras mais utilizadas são seguintes:
- Madeiras importadas:
Alder: muito usada para corpos, principalmente em modelos Telecasters e Stratocasters.
Basswood: também usada para corpos, é encontrada frequentemente em guitarras chinesas .baratas mas também em modelos top de fabricantes como Ibanez, principalmente Superstrats.
Ash: mesmo uso do Alder, mas a madeira tem uma figuração bem mais bonita.
Maple: usada principalmente para os braços (quase todos os modelos das Fender usam) e para o "top" (tampo) de guitarras como a