manutenção
É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas. Normalmente a periodicidade está estabelecida em manuais técnicos, onde os fabricantes recomendam tais revisões.
Qual a importância, e por que a manutenção deve ser realizada?
Equipamentos requerem manutenção, seja preditiva, preventiva, ou ate mesmo corretiva, pois é preciso garantir para a operação que este funcione, e principalmente, seja confiável. Esta garantia não é apenas quanto à integridade do equipamento, que o mantém disponível para produção / operação, mas também de segurança, pois a não realização da correta manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas, inclusive da sociedade.
Quais as conseqüências da não realização da manutenção preventiva?
A não realização do trabalho preventivo eleva as ocorrências de manutenções corretivas, aumentando o custo com manutenção, o tempo de horas parada do equipamento por manutenção, aumenta ainda a demanda de trabalho em função da quantidade de corretivas a realizar, e coloca em risco a integridade das pessoas.
Quando e como realizar a manutenção preventiva de veículos?
Nos casos dos veículos, regularmente analisa-se a quilometragem atual, observando o histórico de manutenções preventivas e corretivas realizadas, e verifica-se a recomendação do fabricante para análise de desgastes e reparos de compartimentos, tais como motor, caixa, sistema elétrico, bem como a necessidade de troca de óleo lubrificante, e peças como pastilhas de freios, válvulas, mangueiras, etc.
Em alguns casos analisa-se também o tempo de funcionamento do equipamento, seguindo as recomendações do fabricante.
Como estabelecer uma rotina para manutenção de veículos?
A empresa deve apenas usar equipamentos confiáveis. Portanto, abaixo seguem algumas