manutenção
Manutenção Mecânica de Equipamentos Portuários ( Projeto Educar CSN 2011 ) 1ª Ed. 2011
Coordenação: André Luiz Pestana Vidal Seleção e Organização de Conteúdo: Anderson Martins de Araujo Revisão Gramatical e Editorial: Anderson Martins de Araujo Projeto Gráfico: Anderson Martins de Araujo Editoração: Anderson Martins de Araujo
SENAI – Rio de Janeiro
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA 2
1. INTRODUÇÃO
A gestão de manutenção, como a da própria empresa, precisa estar sustentada por uma visão de futuro traduzida por metas estratégicas e regida por processos de gestão ou caminhos estratégicos “melhores práticas“ para se alcançar a meta estabelecida.
A manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento ou instalação em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Podendo incluir uma modificação de um item ou equipamento, ou seja é o conjunto de ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.
O gasto com métodos, processos, instrumentos e ferramentas destinadas à manutenção representa um aumento na vida útil do equipamento, e deve ser vista dentro de uma visão avançada de disponibilidade e de confiabilidade e não apenas dentro de uma visão de custo.
Operação de montagem de um carregador de navio (Shiploader)
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA 3
2. PRINCIPAIS TIPOS
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva, consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes, ou seja, é o conjunto de serviços executados nos equipamentos com falha. Normamente os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial.
As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo para um desgaste