Manutençao
.A maioria dos usuários só se lembra de consertar seu PC quando ele quebra. Quando isto acontece precisa sair correndo atrás de alguém para recolocar o micro em funcionamento. Este é um exemplo típico de uma Manutenção corretiva, quer dizer, onde o conserto é feito depois de constatado algum defeito.
O ideal é que a manutenção seja apenas quando tiver acontecido realmente um acidente, isto é, algo não previsível. É a mesma coisa que você usar um carro sem fazer as manutenções e ficar "surpreso" quando um belo dia ele te deixa na mão.Assim como o carro, os equipamentos de informática também precisam de manutenção rotineira, justamente para não ser pego de supresa e ter que sair correndo para recolocar o micro em funcionamento.
Você já deve ter percebido, portanto, que existem diversos tipos de manutenção. Na verdade, existem três tipos de manutenção: preventiva, corrertiva e preditiva. Vejamos em detalhes:
Manutenção Corretiva
Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.
Manutenção Preventiva
É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. Voltando ao exemplo do carro: não é muito melhor trocar o óleo do motor, a correia dentada e as pastilhas de freio antes que o motor pare ou que o carro se espatife num muro por falta de freio? Pois é, num computador e em qualquer e quipamento - é a mesma coisa. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim o