Carboidratos
Inicia-se na boca pela ação da enzima amilase salivar. No estômago essa ação é inibida pela sua acidez. No intestino delgado, mais precisamente no duodeno, o quimo que é o bolo alimentar sofre ação das enzimas amilase pancreática e salivar, formando os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são absorvidos diretamente e os polissacarídeos sofrem ação da amilase pancreática e se transformam em dissacarídeos, estes sofrem a ação das enzimas da mucosa intestinal e transformam em monossacarídeos que são absorvidos diretamente.
Digestão dos lipídeos nos Monogástricos
O bolo alimentar chega ao intestino delgado quando promove o estímulo do pâncreas o qual produz o suco pancreático que contém a enzima lípase. Aas gorduras são emulsificadas pelos sais biliares (vesícula biliar), tendo em sua superfície mais exposta, formando gotículas que sofrem a ação da lípase pancreática mais eficientemente. Após isso forma-se as micelas que são absorvidas para dentro dos enterócitos onde são reesterificados.
Digestão dos Lipídeos em Ruminantes
Ocorre hidrólise parcial no rumem pelas lípases microbianas onde o glicerol liberado é fermentado a ácido propiônico. Os ácidos graxos e triglicerídeos que passarem intactos irão sofrer ação de maneira semelhante aos monogástricos no intestino delgado
a) Ração: Fornecimento diário de alimentos no período de 24 horas. b) Ração Balanceada: Fornecimento diário de um alimento num período de 24 hrs que contenha todos os nutrientes necessários ao animal; c) Nutrientes: constituintes dos alimentos (ou grupo de constituintes de composição química semelhante) que contribuem para a manutenção da vida animal. (Morrison, 1959) d) Nutrição: é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais e) Alimentação: f) Metabolismo g) Catabolismo h)